Wednesday, June 4, 2008

Processo de trabalho...

Antes de me dedicar a um projecto importante, passo dois ou três dias fingindo que sou uma esponja, a minha função é absorver!
Vejo muitos filmes, sento-me no metro desenhando as pessoas que passam e que esperam, captando expressões, brinco com os cães, passeio pelo campo e pela cidade, vejo muitos livros, alimento bem a minha memória visual…
Depois descanso e imagino, construo imagens em potência.
Só então chega o lápis, faço esboços, muitos esboços.
Não há nada melhor que construir um personagem, captar a sua essência nas palavras e perceber qual é o seu aspecto, transformá-lo em algo visível! Assim que nos conhecemos bem chegam as cores: aguarelas, acrílicos, lápis de cor, canetas... e brincamos em conjunto, como crianças na rua.
Todo o processo de trabalho precisa ser íntimo, comparo-o muitas vezes a uma relação de amor, temos que ser pacientes, dedicados, superar os dias maus, recuperar nos dias bons, manter a capacidade de sonhar e de rir mesmo quando a tinta cai e estraga todo o desenho!

Nice

5 comments:

Anonymous said...

Adorei essa descrição do seu processo artístico de trabalho, Nice.
Vou copiar e colocar perto da minha mesa de desenho...

Anonymous said...

Lindo e como tudo, PERFEITO!
Parabéns!

caniche vagabundo said...

Muito bem!

Rute said...

Sai sempre tudo lindo :)

beijocas

zarah said...

:)